sexta-feira, 1 de abril de 2011

FICHAMENTO DO LIVRO Giovanni Reale História da Filosofia - Filosofia Pagã Antiga - Volume 1 - Capítulo Primeiro



O Fichamento é um modo de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar, ou seja, registrar seja informações de textos científicos, ou acadêmicos, a fim de compreender a lógica, o esquema de exposição das idéias, assim como o raciocínio do autor.

É importante compreender que não existe um único modo para fazer fichamentos, o modo pode variar bastante de acordo com a obra analisada, essa talvez seja a dificuldade principal em que esbarram aqueles que buscam um "roteiro esquemático". Assim, o ideal, antes de fazer um fichamento qualquer, é "preparar o terreno" fazendo uma boa leitura inicial do material, para ter uma idéia do terreno em que se está pisando.

Na dinâmica do trabalho é importante esclarecer que a proposta é de um fichamento bibliográfico ou descritivo do livro de REALE, Giovanni. História da Filosofia - Filosofia Pagã Antiga - Volume 1 - Capítulo Primeiro - Gênese, natureza e desenvolvimento da filosofia grega - Gênese da filosofia entre os gregos. Este material já se encontra na copiadora e temos alguns exemplares disponível na biblioteca.

No fichamento bibliográfico selecionamos as frases que consideramos mais importantes no texto (e que tenham sentido) e destacamos na ficha ou folha de papel.

Você pode citar apenas pedaços de frases, mas deve ter cuidado para suas frases não perderem o sentido. ;-)

Frase completa: "Aos poucos, ao adquirir mais experiência, cada pesquisador define que tipo de organização é mais adequada para o seu campo de pesquisa e para a sua forma de trabalho" (p.19).
 
Citação de parte da frase: "Aos poucos, , cada pesquisador define organização mais adequada para a sua forma de trabalho" (p.19).

Isso é só um exemplo para que você tenha idéia do que estou falando, e nesse caso, as reticências dentro dos colchetes "" fazem muita diferença, pois, destaca no seu trabalho que você selecionou partes de determinada citação.

Você deve colocar a citação conforme está no texto original, sem mudar uma vírgula sequer de posição, e ao final colocar sempre a página onde estava o texto original!

Esse tipo de fichamento é um recurso utilizado para incentivar a leitura e para ter certeza que ela foi feita, pois, infelizmente muitos acadêmicos ainda não tem a devida consciência de como é imprescindível a prática da leitura nos cursos de formação.

Em primeiro lugar, deve-se apresentar objetivamente as idéias do autor em seguida deve-se discutir de modo pessoal as idéias fichadas (comentário e ideação).

Em outras palavras, um fichamento proposto deve apresentar os seguintes dados:

1) Indicação bibliográfica — mostrando a fonte da leitura.

2) Citações — apresentando as transcrições significativas da obra.

3) Comentários — expressando a compreensão crítica do texto,

    baseando-se ou não em outros autores e outras obras.



























Um comentário:

Unknown disse...

Profª Iolanda, tô com uma dúvida com relação ao texto que a senhora enviou por email: nele não tem as páginas certinhas do livro, e agora? como eu vou fazer o fichamento se no texto não tem a numeração correta das páginas do livro? Vou fazer o fichamento entao de acordo com o numero de paginas que eu recebi em anexo por email. Espero sua compreensão, abraço!