terça-feira, 28 de setembro de 2010

AFINAL O QUE É FUNDAMENTO?

O Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira apresenta alguns significados bastante interessantes para as palavras "fundamento" e "base":


Fundamento: Razão ou argumento em que se funda uma tese, concepção,ponto de vista, etc; base apoio”

Base: [do Gr. básis, "planta do pé", pelo Lat. base] S. f. 1. Tudo quanto serve defundamento, apoio ou sustentáculo; Parte inferior onde alguma coisa repousa ou se apóia: base de um copo. Suporte de figura esculpida; pedestal. Origem, Principio, fundamento”


Significado de Fundamentar


v.t. Lançar fundamentos ou alicerces.Firmar, assentar em bases, estabelecer, basear.

Justificar, documentar, provar.

V.pr. Apoiar-se, basear-se, fundar-se

Justificar, firmar, basear, documentar, dar fundamento, apoiar



Um comentário:

leandro disse...

CONHECIMENTO MÍTICO
Antes de começarmos a falar em conhecimento mítico é preciso primeiro entender o significado da palavra mito. A palavra mito vem do grego e representa uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. Portanto o mito procura explicar a realidade através de deuses e heróis, assim está diretamente ligado com a prática do rito que na antiguidade teve bastante força em especial nas civilizações romana e grega através de suas fábulas e lendas. Tais civilizações utilizavam uma linguagem simbólica para representar o cotidiano, então podemos dizer que o mito é a mais antiga forma de expressão do conhecimento trazendo em seu significado as experiências narrativas das civilizações em caráter religioso, cultural e fenomenológico.
Contudo, conhecer é elaborar um modelo de realidade e é neste sentido que o conhecimento mítico é o conhecimento baseado na crença do mito, ou seja, o entendimento da realidade é atribuído a fatores que estão atrelados a prática do mito. Assim o conhecimento mítico busca explicações dos fenômenos naturais através do sobrenatural sendo este fundamentado sem experimentações científicas e com o uso de uma linguagem simbólica e imaginária.
Sendo assim podemos dizer que o conhecimento mítico é aquele adquirido por meio do saber social através de experiências ouvidas ou vividas do cotidiano, tais como hábitos, tradições, costumes e normas e que contribui para a formação do conhecimento cientifico.